top of page

Relatório de adopção de Critomoedas em Portugal e Brasil

Breve análise de acordo com um relatório de adopção de criptomoedas a nível global relativo ao ano de 2021.

Com o confinamento devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, vimos a economia global obrigada a digitalizar-se e a procurar soluções inovadoras para o seu negócio. Como o caso da Peloton que é uma empresa americana de equipamentos e streaming de vídeos para exercícios.

Com a maior parte dos negócios e com a incerteza a pairar no ar, surgiu uma grande procura para maneiras alternativas de gerar dinheiro, onde se encaixam as criptomoedas.

Embora o susto da pandemia em, Março de 2020, tenha levado a um crash da Bitcoin de 9mil usd a valores abaixo dos 4mil usd.

Para quem teve a coragem de se manter no mercado viria a ser recompensado e de que maneira, pois à mesma data no ano seguinte 2021 o valor de Bitcoin estaria a rondar os espetaculares 58mil usd.

Estatísticas gerais sobre as Criptomoedas e Crescimento de Mercado:

1. A 29 de Dezembro de 2021, a capitalização global do mercado das criptomoedas foi de $2,21 triliões, depois de ter atingido um máximo histórico de $3,3 triliões em Novembro de 2021. (CoinMarketCap)

2. O número de moedas cripto globalmente passou de 66 para 7.557 entre 2013 e Novembro de 2021, actualmente temos 18.164. (Statista)

3. Em Dezembro de 2021, o Bitcoin detém um domínio de mercado acima de de 40%, depois de ter atingido um máximo de 69% de domínio de mercado em Janeiro de 2021.

4. Entre Janeiro de 2021 a Dezembro de 2021, houve um crescimento de 13,993 para 33,911 mulibancos cripto ao longo do ano.

5. O volume diário de transacções no mundo crypto teve um máximo de 500 mil milhoes de dólares, tendo uma média diária de 120 mil milhões.

6. Em Dezembro de 2021, havia mais de 300 trocas criptográficas com um volume médio diário total de quase 290 mil milhões de dólares.

Ano apos ano a adoção do mundo virtual cresce, a pandemia veio exponenciar o seu crescimento. O número de utilizadores de Criptomoedas em 2021 atingiu os 300 milhões e com tendência a subir e com cada vez mais a haver uma aposta para a sua utilização no mundo real.

7 . O número de utilizadores de carteiras de Blockchain passou de 0 para 80 milhões nos últimos 13 anos.

8. A Nigéria (32%), o Vietname (21%), e as Filipinas (20%) são os três países com a maior percentagem de utilizadores de moedas criptográficas.

9. 43% dos americanos com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos trocaram ou utilizaram moeda criptográfica.

10. Quase 30% dos investidores acreditam que a regulamentação do mercado das cripto moedas aumentará o seu valor, reduzirá a volatilidade, e diminuirá o risco de burlas.

11. 104 paises tornaram o mercado das criptomoedas legal, enquanto 51 onde é, explicita ou implicitamente, proibida a transação de criptomoedas.

12. 15% dos Investidores em criptomoedas e 22% dos potenciais investidores não confiam em nenhuma instituição para regular o mercado das criptomoedas.



Os dados atuais , compilados pelo site Crypto.com, mostram que apenas 3% da população mundial, cerca de 221 milhões de pessoas, usam criptomoedas. Significa que ainda estamos na fase inicial de adopção!


Os mesmos dados revelam que só entre Fevereiro e Maio de 2021, este número aumentou de 106 para 203 milhões. O caminho até aqui chegar, desde o lançamento do primeiro token em 2009 foi longo, mas está claramente a acelerar.


Nos países Europeus que estão a impulsionar a maior atividade de criptomoeda, Portugal ocupa neste ranking a nona posição, em termos de valor recebido, com um montante global de cerca de 30 mil milhões de dólares.


Portugal integra mesmo o top 20 dos países que adotaram as finanças descentralizadas, ocupando a 18.ª posição neste ranking, ficando atrás do Brasil, mas à frente do território de Hong Kong.


A adoção mundial de criptomoedas disparou "mais de 880%", com as plataformas peer-to-peer a impulsionar a utilização de criptomoedas nos mercados emergentes. "Os nossos dados mostram que os cidadãos de mais e mais países em todo o mundo estão a mergulhar nas criptomoedas ou a assistirmos a um aumento da sua adoção",


"Em mercados emergentes, muitos voltam-se para criptomoedas para preservar as suas poupanças face à desvalorização da moeda, para enviar e receber remessas e realizar transações comerciais", acrescenta. Já na América do Norte, Europa Ocidental e Ásia Oriental, "por outro lado, a adoção no ano passado foi impulsionada em grande parte pelo investimento institucional" segundo a Chainalysis.


Faz o download do relatório completo na secção de Downloads (requer login)

Portugal Vs Brasil


Utilizado por cerca de 28,4% dos usuários de criptomoedas brasileiros, a Bitcoin é a moeda digital mais popular no país.

O Brasil ocupa o 2º lugar entre 27 países no ranking de adoção global de Solana (23,4%).

Os homens brasileiros são aproximadamente 1,3 vezes mais propensos do que as mulheres a investir em criptomoedas. Entre os usuários de criptomoedas, 56% são homens e 44% são mulheres.



Segundo a Chainalysis, no relatório sobre a Geografia das Criptomoedas e a sua adoção, Portugal tem uma pontuação de 0,1 de adoção 57ª no ranking global, indicando que ainda se encontra num nível residual de utilização, contudo Portugal está se a tornar uma das melhores escolhas para indivíduos ou empresas ligados ás criptomoedas viverem. Tendo em conta o regime fiscal, o custo e a qualidade de vida. Passando a ter um papel de relevo na construção da nova economia descentralizada, sem intermediários e ligada às moedas digitais.

O Brasil por outro lado tem uma pontuação de 0.16 estando em 14ª no ranking global.


Embora o nível de adopção em Portugal seja bastante inferior ao do Brasil, podemos afirmar que os Portugueses são dos países da Europa que menos investem em Bitcoin e dos que mais investem em Ethereum e DeFi, estando no 18ª lugar no ranking global logo a seguir ao Brasil 17ª. Faz o download do relatório completo na secção de Downloads (requer login).



253 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page