O que é DeFi?
Updated: Mar 10, 2022
Aprenda de forma simples o significado de DeFi e quais a suas utilizações.
O nome DeFi é um diminuitivo de Decentralized Finance (Finanças Descentralizadas) que se pretendem opor ao sistema financeiro tradicional – removendo intermediarios como bancos e governos.
DeFi é um termo abragente para várias aplicações em Etherium e outros produtos blockchain.

O que são na verdade Finanças Descentralizadas?
Finanças Descentralizadas (DeFi) é uma tecnologia emergente baseada em registos contabilisticos (livro-razão) descentralizadosis similar ao das criptomoedas. Este sistema remove o controlo dos bancos e governos, e não tem qualquer dinheiro, produto financeiro ou serviços financeiros.
DeFi tem chamado a atenção, maioritáriamente, pelas seguintes razões:
Elimina as taxas que os bancos e outras entidades cobram pelos seus serviços.
O dinheiro é guardado numa carteira digital segura, á qual apenas tu tens acesso, em vez de um banco.
Qualquer pessoa com internet pode ter acesso, sem ser necessário permissão.
Pode transferir dinheiro para qualquer parte do mundo em poucos minutos ou segundos..
Percebendo Defi
Como é que as DeFi funcionam?
As preocupações das DeFi
Percebendo DeFi:
Para Percebermos como funciona as DeFI precisamos ter uma pequena noção de como funcionam as Finanças Centralizadas. Finanças Centralizadas:
Nas Finanças Centralizadas o nosso dinheiro é guardado pelo nosso banco, que não é mais que uma empresa cujo objectivo final é gerar lucro. Tal como o banco, no sistema financeiro tradicional, existem uma quantidade de empresas cujo objectivo é a facilitar a circulação de dinheiro fazendo-se cobrar do seu serviço.
Um caso prático: No é incomum encontrarmos no extrato do banco uma qualquer taxa que temos de pagar por usar o nosso dinheiro, seja comissão de gestão de conta, seja comissão de utilização de cartão todos nós já por usarmos o nosso dinheiro. Para adicionar a isto, empresas que facultem o serviço de pagamento por cartão também tem de pagar taxas referentes a este serviço, facultado normalmente por uma terceira parte.
Percebemos então que no acto da circulação de dinheiro existem muitas partes interessadas em receber a sua comissão. E é neste sentido que surge o DeFi.
Finanças Descentralizadas:
As Finanças Descentralizadas ao eliminarem o intemediário permitem a pessoas, mercantes, e negócios transacionar através desta tecnologia emergente.
Em qualquer local com acesso a internet podemos pedir emprestimos, comercializar e emprestar através destes mecanismos descentralizados.
Ao remover os intermedíarios, as DeFi poporcionam acesso a serviços financeiros a qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, não importa quem e de onde são.
As apllicações de DeFi dão-te mais autonomia e controlo do teu dinheiro através de Carteiras (wallets) digitais.

Como é que as DeFi funcionam?
As Finanças Descentralizadas usam a mesma tecnologia blockchain que os activos digitais usam. A tecnologia da blockchain é um registo contabilistico (livro-razão) seguro e descentralizado. Sobre ela correm aplicações chamadas Dapps que asseguram as transacções e o geral funcionamento da blockchain.
Produtos Financeiros DeFI:
Uma das premissas mais importantes das DeFi é as transacções financeiras Peer-to-Peer (P2P - Pessoa para Pessoa).
Uma transacção P2P é quando duas partes aceitam trocar uma tipo de moeda por bens ou serviços não envolvendo uma terceira parte.
Para percebermos isto em concreto vamos dar um exemplo.
Imagina que vais pedir um emprestimo um banco, terás de fazer o pedido e caso seja aprovado, tens uma biblida de restrições para ler e excessivas taxas para pagar. Aí, caso aceite o banco empresta-te dinheiro.
Nas DeFi usariamos uma Aplicação Financeira Descentralizada (Dapp) para fazermos um pedido de Emprestimo e um algoritmo juntaria-nos com uma pessoa disposta a emprestar tal quantia. Apartir dai apenas tens de aceitar os termos do Emprestimo e recebes o teu dinheiro.
O que difere aqui? Além da burocracia, e escrutinio da nossa vida pessoal que os bancos fazem, são eles entidades centralizadas que ganham o valor das taxas. Ao passo que nas DeFi quem ganha é a pessoa que empresta o dinheiro.