Investe contra as emoções.
Updated: Mar 13, 2022
É complicado tomar decisões contrárias às nossas emoções, por isso é importante remover as emoções do mercado. Isto faz-se com disciplina, experiência e conhecimento dos ciclos de mercado.

Quando se fala em mercados no geral a maioria da população associa isso a palavras como pressão, pânico, stress diário e volatilidade. Quem está no mercado há algum tempo sabe que não é bem assim e que essa ideia é maioritariamente passada em filmes e associada a day-trading. Não querendo dizer com isto que essas situações não existam, é claro que custa ver o nosso portfólio desvalorizar 40% numa questão de dias, no entanto sabe bem se ele valorizar 60% em questão de dias. Mas para quem está envolvido no mercado cripto já aprendeu a aceitar a volatilidade, encolher os ombros e assobiar para o lado.
O que procuramos com este artigo é criar uma estrutura mental para aprender a lidar com a volatilidade do mercado e ter mais confiança nos nossos investimentos.
Psicologia do mercado
A Psicologia de mercado refere-se ao comportamento e sentimento geral dos actores num determinado mercado e espaço temporal. O se quer dizer com isto?
Queremos dizer que o mercado move-se conforme o sentimento das pessoas. Até mesmo a manipulação de mercado é feita neste contexto, fazendo entrar ou sair grandes quantidades de capital afim de fazer mudar o sentimento das pessoas que actuam no mercado.
No gráfico seguinte, que muitos já o sabem de cor, temos as fazes de um ciclo de mercado:

É muito interessante, para quem já passou por isto, voltar mentalmente atrás e analisar como se sentiu em cada um dos passos do ciclo de mercado.
Vamos colocar um exemplo prático começando no meio do ciclo, que na verdade é onde a maior parte de nós começa. Estamos a falar zona de Thrill - Excitação, quando um amigo nos falou de cripto, porque está a bombar e devíamos alocar o nosso dinheiro aqui.
Depois vem a Euphoria - Euforia, em que nos sentimos uns génios do investimento pois sabemos escolher os projectos que estão a bombar, os projectos que os youtubers ou influencers falam dão certo e sentes que fizeste a escolha certa.
Só que na verdade nem tudo sobe para sempre e descobres o que são correcções de mercado a sério, é nesta altura que os mais experientes te vão dizer que estas correcções são saudáveis para o mercado e que é para abanar um bocado as convicções. Manténs-te porque até nem estás a perder dinheiro.
Entras na Complacency - Complacência, e pensas "até nem nem estou a perder dinheiro e próximo salto vai derreter caras" só que não, aquilo que o mercado faz é cair mais até abaixo da tua linha vermelha, começa a Anxiety - Ansiedade. A Denial - Negação é o passo seguinte quando o mercado começa a ficar verde outra vez, a fé é restaurada, e pensas que se subir só mais um bocado vendes.
So que matreiro como o mercado é acaba por cair e desta vez não é para brincadeiras é mesmo para magoar, e começas a vender em Panic - Pânico e entra a Capitulation - Capitalização em força, tudo a tentar estancar a sua hemorragia. Eis senão quando o mercado volta a dar sinais de vida superando o valor onde vendeste, voltas a comprar acima do valor a que vendeste porque "afinal foi só um susto vai voltar para cima" .......a seguir já sabemos o que acontece. Não vou alongar mais porque depois conseguem perceber o que acontece, temos de aceitar as nossas atitudes durante algum tempo, acabamos por conseguir umas melhores posições para os nosso investimentos, o mercado começa a subir e começamos a falar com amigos para investir.
Não é fácil saber em que fase do ciclo estamos a todo o momento porque um movimento no mercado pode-nos colocar em dúvida. "When in doubt, zoom out" traduzido é algo como, "Quando em dúvida, reduz o zoom" isto como quem diz, olha para espaços temporais maiores.

Este outro gráfico é na sua essência a mesma coisa mas de uma forma mais simplificada e com um tom mais gozão. No topo do ciclo é quando achamos que somos uns grandes investidores e queremos comprar mais (Greed - Ganância), quando os investimentos não nos correm de feição queremos vender (Fear - Medo). Temos de conseguir inverter a nossa intuição neste sentido ou iremos repetir esta atitude até ficarmos pobres.
Ou como diz o Warren Buffet:
"Be Greedy when others are Fearful, Be Fearful when others are greedy"
Por outras palavras, vender o verde e comprar o vermelho.
Parece simples mas não é, se para muitos o difícil é saber qual a melhor altura para comprar, acreditem que vender num momento de euforia quando estás emocionalmente envolvido é ainda mais.
Quando falamos a bocado que a maior parte das pessoas entra na fase do Thrill - Excitação, torna-se fácil entrar no mercado porque sentimos que estamos a fazer parte de algo, e quando o valor dos nossos investimentos cresce, cresce também em nós uma sensação de validação que torna-se difícil de largar.
O acrónimo FOMO é normalmente descrito como medo de perder a oportunidade de entrada mas também pode ser usado na altura de vender os nossos investimentos, pois temos o medo de estar a vender demasiado cedo e perder possíveis lucros. Saber lidar com estas coisas vem com o tempo, e com experiência no mercado. Deves disciplinar-te a ter atenção às tuas emoções e saber como reagir a elas.
Morgan Housel, partilhou um tweet bastante interessante que revela o quão difícil pode ser mudarmos de mentalidade em relação ao sentimento do mercado. Usando as notícias como exemplo.
Assumimos que as noticias são boas para sempre e não ligamos a noticias negativas.
Começamos a negar que existem noticias negativas. Entramos em pânico com as noticias negativas e assumimos que agora só vêm noticias negativas, não ligamos a noticias positivas.
Achamos que as noticias positivas não são assim tão importantes, para depois começarmos a aceitar as noticias positivas. Assumimos que as noticias são sempre boas.
As emoções no mercado são importantes mas devemos avalia-las e compara–las com momentos anteriores, da mesma maneira que fazemos com os gráficos. <<Da ultima vez que me senti estávamos perto do topo>> isto será um sinal para retirar alguns lucros, <<que desespero, vou vender isto tudo e largar esta porra>> possível sinal de fundo.
Qual a fase do ciclo de mercado estamos!? Comenta a tua opinião.