top of page

Guia para iniciantes na Cosmos

Updated: Oct 5, 2022



Cosmos HUB ($ATOM) é designada a “Internet das Blockchain”, porque funciona como uma rede descentralizada de blockchain interoperáveis e independentes, capazes de trocar informações e tokens entre si.

Foi criada com o intuito de resolver alguns dos problemas enfrentados por outras blockchains – como escalabilidade, usabilidade e governança. Para isso fornece ferramentas aos desenvolvedores para os ajudar a construir rapidamente blockchains independentes e permite a comunicação entre essas blockchains.


Para que esse processo de interoperabilidade funcione de maneira confiável, Cosmos conta com três tecnologias principais:

  • Tendermint Core (TC): É um mecanismo de consenso baseado em um protocolo de tolerância a falhas bizantinas (BFT) . Ou seja, a rede pode funcionar mesmo que uma certa percentagem de validadores da rede falhem ou ajam maliciosamente. No caso do Tendermint, é um consenso de PoS que permite que até 33% dos nós falhem, sem afetar negativamente a rede Cosmos.

  • Cosmos SDK: é um conjunto de ferramentas de código aberto para criar aplicações descentralizados (dApps).

  • IBC (Inter-Blockchain Communication protocol): permite a comunicação e troca de tokens entre as diferentes blockchains, de maneira segura e eficiente. Digamos que o Satoshi quer enviar 10 ETH da blockchain A para a blockchain B. As moedas são primeiro depositadas na cadeia A e bloqueadas, com a prova de validação enviada para a cadeia B. A cadeia B verifica se mais de 2/3 dos validadores da cadeia A confirmaram o valor bloqueado. Após essa prova, os 10 ETH do Satoshi são desbloqueados e agora disponíveis na cadeia B, em qualquer dApp.



Cosmos HUB

A Cosmos HUB (também conhecida como Gaia) foi a primeira blockchain desenvolvida no ecossistema Cosmos. O token nativo é o $ATOM, que é usado para staking, pagamentos de taxas em transações e para participação em processos de governança.

É importante salientar que cada blockchain pode definir qual o seu token nativo, de forma que ATOM é o token apenas do Cosmos Hub, e não tem qualquer relevância nas atividades das outras blockchains.

Essa era uma das criticas ao token $ATOM e ao Cosmos HUB, a falta de relevância no ecossistema.



Atualizações

No dia 26 de setembro foi apresentada uma proposta para tornar o Cosmo HUB mais relevante em todo o ecossistema.



Até agora o Cosmos Hub servia como modelo para desenvolvedores que desejavam criar as suas próprias blockchains personalizáveis. Os desenvolvedores replicavam a base de código e personalizam-na de acordo com as suas necessidades.

O problema é que essas novas blockchains usam os seus próprios validadores e usam o seu próprio token para proteger a rede. Esse modelo não agregava qualquer valor ao token ATOM (do Cosmos HUB).


Com as mudanças propostas o Cosmos Hub desempenhará um papel mais central em todo o ecossistema.


1. Interchain Security

Quando se cria uma blockchain por vezes é difícil arranjar validadores ou um número suficiente de validadores para proteger a rede. A partir de agora é possível novos projetos “alugarem” a segurança do Cosmos Hub. Os stakers de $ATOM receberiam assim tokens $ATOM e o token do novo projeto.


2. Interchain Scheduler

Com a Interchain Scheduler será possível fazer leilões pelo espaço no bloco.

Ganho o leilão, é dado um NFT a comprovar a compra do espaço no bloco. Esses NFTs podem ainda ser negociados no mercado secundário.

A receita gerada irá para Interchain Allocator encarregada de financiar várias iniciativas para aumentar o desenvolvimento do ecossistema Cosmos.


3. Novo Tokenomics

Atualmente o token ATOM tem um supply infinito, é altamente inflacionário e tem baixa utilidade. Como já vimos foram criados mecanismos para aumentar a utilidade do token e foi desenhado um novo tokenomics.

Esta transição será feita ao longo de 36 meses, para dar tempo aos projetos para implementar a segurança entre cadeias e evitar um choque repentino para os stakeholders ATOM.

A emissão será de 10 milhões de tokens por mês, mas essa emissão é decrescente até ser atingido uma emissão mensal de 300 mil tokens . Nesse ponto, espera-se que a receita orgânica compense a redução da inflação.




🕵️‍♀️ Com estas novas atualizações que visam o longo prazo, todo o ecossistema da Cosmos tem vindo a ganhar um grande destaque e claro nós vamos ajudar a navegar pelo ecossistema.


Instalar a carteira Keplr

A carteira Keplr é uma wallet para o browser do computador (tal como a metamask) e para telemóvel (android ou IOS). Entra no site keplr.app e faz o download.


Staking de Atom

A partir da carteira Keplr é possível fazer o staking de Atom e de outros tokens do ecossistema como Osmo, Secret, Juno,…

  1. Deves escolher os validadores (a % de comissão é o quanto um validador retém das recompensas ATOM);

  2. Clica em “Manage” e depois em “Delegate”;

  3. Insire quantos ATOM, desejas colocar em staking e pressione “Delegate” novamente;

  4. Confirme a transação na tua carteira e pronto!

⚠️ Nota : O desbloqueio leva 21 dias para ser concluído, portanto, não coloques fundos que precises no curto prazo.



👩🏻‍💻 Sugestão de validadores: TedCrypto.io é um validador português na rede Cosmos, onde poderás delegar os teus tokens $JUNO, $EVMos, $CRO, e $STRD.


⚠️ Nota : Embora acreditemos muito no trabalho da TedCrypto sugerimos sempre que escolham mais do que um validador para colocar os vossos tokens. A descentralização começa em cada um de nós.


Airdrops

Novos projetos lançados na Cosmos tendem a recompensar os stakers de $ATOM com airdrops, e espera-se que essa tendência continue à medida que o ecossistema cresce. Esta medida é também uma das razões pela qual a comunidade de Cosmos é uma das mais ativas no mercado cripto. Ao serem incentivados a bloquear os tokens $ATOM na rede para receber os airdrops, acabam por ser participantes ativos na rede.

Entra no site cosmosairdrops.io, lá encontras os projetos, requisitos, entre outras informações. Recomendo explorar o site



Principais DEXs

  • Osmosis A Osmosis é a maior corretora descentralizada (DEX) ou AMM do ecossistema Cosmos. Esta DEX usa o protocolo IBC para conectar as interchains de cosmos para oferecer DeFi a todo o ecossistema. A Osmosis Labs é detentora dos direitos da carteira Keplr e pretende tornar a experiência de DeFi mais "amigável" e completamente descentralizada, incluindo a entrada de dinheiro fiduciário no protocolo que na maior parte das vezes tem de ser feito através de corretoras centralizadas (CEX). O token $OSMO foi enviado por airdrop a stakers de $ATOM;

  • JunoSwap (primeira exchange descentralizada entre cadeias focada na adoção de ativos CW-20 (CosmWasm);

É muito semelhante a usar uma Uniswap. Consegues trocar ATOM e/ou outros tokens. Basta conectar a carteira Keplr, inserir o parâmetros de negociação e concluir os swaps aprovando as transações a partir da Keplr .


É possível ainda fornecer liquidez, nas várias pools, para isso basta selecionar uma pool e inserir 50/50 de cada token.


Outros protocolos no Ecossistema Cosmos


Juno Network ($JUNO) Para descongestionar os contratos inteligentes na Cosmos Hub, a Juno procura ser uma blockchain irmã que serve como "casa" para contratos inteligentes e dApps.

Pioneiros na adoção de CosmWasm (Web Assembly ou WASM serve como intermediário que compila a linguagem de escolha do desenvolvedor e implanta no Cosmos SDK), podemos dizer que Juno é uma L1 do ecossistema Cosmos com enorme potencial. Quando foi lançado, o seu token foi enviado por airdrop para stakers de $ATOM num rácio de 1:1.


EVMos ($EVMOS)

O nome nasce da contração de EVM (Ethereum Virtual Machine) e Cosmos, e este protocolo pretende abrir as portas para que dApps da rede Ethereum possam migrar para o ecossistema Cosmos. Tal como $OSMO e $JUNO também este foi entregue a stakers de $ATOM. Stargate Finance ($STG) e THORchain ($RUNE)

Ambas foram criadas com o intuito de fazer a troca de Tokens nativos de diferentes redes (EX. Bitcoin - Ethereum, Ethereum - Solana). Embora Stargate Finance à partida pareça ser uma versão de THORchain mais evoluída, este protocolo está mais estabilizado no mercado e com um TVL superior ao primeiro.

Secret Network ($SCRT)

A primeira blockchain de raiz que preserva a privacidade chama-se Secret Network. Com este protocolo será possível criar aplicações que são descentralizadas, sem necessidade de aprovação e privadas. Dado que a privacidade é de elevada importância para muitos investidores acreditamos que o futuro desta blockchain será promissor.


Stride ($STRD) Com as novas atualizações de Cosmos HUB (Vulgo Cosmos 2.0) existe um grande interesse em desenvolver Liquid Staking como mais uma ferramenta a adicionar as existentes Tendermint, Cosmos SDK e IBC. A equipa que lidera o desenvolvimento deste projeto é a Stride. O token $STRD também foi alvo de airdrop para stakers de $ATOM.

Conclusão

Cosmos tem um ecossistema vibrante e em constante crescimento. Tem atraído projetos muito relevante do mercado, como dYdX (construído na layer 2 do ethereum irá migrar para Cosmos) ou a Delphi Digital Labs (cada de research e venture capital, irão construir em cosmos).

O novo roadmap era a peça que faltava para agregar o valor de todo o ecossistema, no seu ativo principal- ATOM.

Esperamos que este artigo te aguce a curiosidade e te leve a explorar este ecossistema tão inovador.


Já sabes para mais conteúdo segue-nos no instagram- @criptonofeminino e criptoruim.


 

As informações contidas neste boletim informativo não se destinam e não devem ser entendidas ou interpretadas como aconselhamento financeiro.


375 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page